PMA de Dourados autua infrator em R$ 94 mil por três desmatamentos ilegais

Da Redação


O proprietário de uma fazenda, localizada a 160 km da cidade de Dourados, no município de Ponta Porã, foi autuado nesta quinta-feira (21), porque realizava um desmatamento ilegal e já havia derrubado sete hectares de vegetação nativa, utilizando uma pá-carregadeira. A atividade ilegal foi detectada em vistoria realizada por policiais da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Dourados na quarta-feira (20). Os policiais, então, fizeram levantamentos por técnica de sobreposição de imagens de satélites na propriedade e constataram mais dois desmatamentos ocorridos entre os anos de 2017 e 2018 em áreas diferentes e ambas as áreas já estavam com plantio de lavoura.

As áreas desmatadas foram conferidas com uso de GPS. As áreas de desmatamentos anteriores, uma mediu 74,14 hectares, outra mediu 12 hectares e a área que estava sendo executada a derrubada no momento da vistoria mais sete hectares de vegetação nativa do bioma cerrado. A máquina, bem como a madeira produto dos desmatamentos, inclusive os antigos, que estavam caídas no local foram apreendidas.

As atividades foram interditadas. O infrator, de 50 anos, residente em Ponta Porã, foi autuado administrativamente pelo desmatamento e foi multado em R$ 94 mil. Ele também responderá por crime ambiental com pena de três a seis meses de detenção. O autuado ainda foi notificado a apresentar um Prada (Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada) junto ao órgão ambiental estadual.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!